Associação entre septoplastia e turbinectomia pode otimizar os resultados da intervenção

Associação entre septoplastia e turbinectomia pode otimizar os resultados da intervenção
Tempo de leitura: 2 minutos

O desvio de septo é um problema comum na população em geral, mas os graus de severidade variam. Quando o desvio provoca ronco, dificuldade na respiração nasal, doenças respiratórias constantes, hemorragias nasais frequentes e sinusite é recomendada a intervenção cirúrgica para correção, a chamada septoplastia.

Como funciona a septoplastia?

O principal objetivo da septoplastia é centralizar o septo nasal — a parte do nariz que divide a cavidade nasal em duas partes, constituída por mucosa, cartilagem e osso. Na maioria dos casos, a cirurgia pode ser realizada por técnica fechada, sem necessidade de incisões externas.

Considerada de baixo risco, a septoplastia quase não exige uso de tampão no pós-operatório. Além disso, a internação dura, no máximo, 24 horas e o repouso é de até 7 dias. O procedimento também pode ser associado a técnicas para correção estética como a rinoplastia estruturada, por exemplo.

O que é a turbinectomia?

A associação da correção de septo com a turbinectomia otimiza os resultados do procedimento. Isso porque a turbinectomia é a cirurgia indicada para casos de obstrução nasal por aumento dos cornetos ou conchas nasais, quando o tratamento com medicamentos não traz resultados.

Estas estruturas, localizadas na parede lateral do nariz, podem aumentar em decorrência de problemas como a rinite alérgica e atrapalhar a passagem do ar. Nesses casos, a correção é feita por meio de cirurgia endoscópica, ou seja, sem cortes externos.

O que esperar da cirurgia?

A cirurgia de septoplastia e turbinectomia pode ajudar no alívio dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente. Só para exemplificar, problemas como obstrução nasal importante, infecções nos seios paranasais (sinusites), dor de cabeça, ronco e apneia do sono podem ser tratados por meio do procedimento.

O Dr. Jessé Lima

O Dr. Jessé Teixeira de Lima Júnior formou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), tem especialização e residência médica pelo Hospital das Clínicas da mesma faculdade. Além disso, é especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial com doutorado na área de Rinologia pela USP. Há mais de 10 anos dedica-se à rinoplastia estética e funcional e realiza o procedimento por diversas técnicas, inclusive a conservadora.

Marque uma consulta com o Dr. Jessé Lima pelo telefone (61) 2099-6650 ou mande uma mensagem pelo WhatsApp (61) 99998-2323.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu