Otorrinolaringologista: por que realizar a rinoplastia com esse especialista

A rinoplastia pode melhorar a aparência do nariz e sua função respiratória a partir da modificação de aspectos como tamanho, largura, perfil, ponta nasal, abertura das narinas e desvio de septo. Em virtude de trabalhar estruturas delicadas, a cirurgia deve ser realizada por médico com formação cirúrgica adequada, como o otorrinolaringologista.

Embora também trate problemas relacionados a outras áreas do corpo humano — como ouvido, seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço —, o otorrinolaringologista é o especialista que melhor conhece o nariz. Dessa forma, sua operação não considera somente a perspectiva estética da rinoplastia, mas igualmente contempla a recuperação da funcionalidade nasal.

Vantagens da rinoplastia com um otorrinolaringologista

Quando realizada por um otorrinolaringologista, a rinoplastia pode corrigir alterações funcionais como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos nasais. Problemas como esses prejudicam a qualidade de vida do paciente com o desenvolvimento de rinites, sinusites e outros distúrbios respiratórios.

Assim, ao consertar os defeitos funcionais ao mesmo tempo em que se trabalha os estéticos, o cirurgião poupa o paciente de uma nova cirurgia. Ou seja, só haverá um período de afastamento do trabalho e de recuperação, além de centralizar a confiança em um só profissional.

Converse com um otorrinolaringologista

Ao decidir submeter-se à operação, o paciente deve manifestar todas as dúvidas e expectativas ao cirurgião. Da mesma maneira, o otorrinolaringologista deve expor todas as limitações e possibilidades da cirurgia. É preciso que os desejos sejam ajustados e haja uma satisfação real após o procedimento.

Aliás, um importante recurso para essa conversa franca é o Vectra 3D, ferramenta que permite uma avaliação tridimensional da rinoplastia. A partir da visualização digital do nariz a ser operado, médico e paciente podem negociar de forma prática as mudanças necessárias e possíveis.

Conheça o Dr. Jessé Lima

Dr. Jessé Teixeira de Lima Júnior formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ele tem especialização e residência médica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da USP. Além disso, no currículo consta ainda o título de doutorado pela USP na área de Rinologia. Ele é especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial e há mais de 10 anos dedica-se à rinoplastia.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu